Logo_UCS_Horizontal_PNG_2.png

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO

QUEM SOMOS

O Observatório do Trabalho faz parte do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID) da Universidade de Caxias do Sul. Temos como principais objetivos promover pesquisa acerca do mercado formal de trabalho, através de dados disponibilizados pelo Ministério da Economia, com vistas a oferecer subsídios a sociedade civil, empresários e investidores.

O acompanhamento da evolução do emprego no Brasil e no Rio Grande do Sul serve para identificar qual é o atual comportamento Economia, se ela apresenta melhoras ou pioras em relação ao ano/mês anterior.

Carteira de Trabalho.png
O QUE FAZEMOS
Banco de Dados2.png
Buscamos

Buscamos dados no RAIS e no CAGED do Ministério da Economia para saber o desempenho do mercado formal de trabalho.

Lupa2.png
Analisamos

Analisamos os dados para identificar o que aconteceu com o mercado formal de trabalho.

Documento2.png
Elaboramos

Elaboramos as publicações para evidenciar as oscilações no emprego formal com comparações entre o ano anterior e nos últimos doze meses.

Documento3.png
Publicamos

No final de cada mês nós publicamos a Carta do Mercado Formal de  Trabalho e a cada semestre são os Boletins e outras publicações.

 
PUBLICAÇÕES
Carta Preview.gif

Ao final de cada mês é publicado a Carta do Mercado Formal de Trabalho, que abrange os acontecimentos do trabalho no Brasil, no Rio Grande do Sul e na região de abrangência da UCS, na qual são os municípios de Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Vacaria e Veranópolis.

Além disso, todo Semestre é publicado um Boletim e outras publicações.